Pré-diabetes
Você recebeu um diagnóstico de pré-diabetes. Isso significa que o nível de açúcar (glicose) no seu sangue está mais alto que o normal, mas não alto o suficiente para ser rotulado como diabetes. Se tiver pré-diabetes, você corre risco de desenvolver diabetes do tipo 2. Diabetes do tipo 2 é quando o nível de glicose no sangue atinge um certo valor elevado.
No pré-diabetes, seu nível de glicose no sangue ainda não atingiu esse valor. Porém, está mais alto que o normal. É essencial fazer mudanças no estilo de vida para diminuir sua glicemia e prevenir o diabetes.
Por que se preocupar com o pré-diabetes?
O pré-diabetes ocorre quando as células do corpo têm dificuldade para usar a glicose no sangue como fonte de energia. Consequentemente, muita glicose acaba ficando no sangue. Isso pode afetar o funcionamento do seu coração e vasos sanguíneos. Sem mudanças na dieta e no estilo de vida, o problema pode piorar.
Se você chegar a desenvolver diabetes do tipo 2, será um problema contínuo (crônico). Ele precisará ser tratado pelo resto da sua vida. O diabetes pode prejudicar o seu corpo e a sua saúde, danificando órgãos como olhos e rins. Ele deixa você mais propenso a doenças cardíacas. E pode danificar os nervos e vasos sanguíneos.


Quem corre risco de pré-diabetes?
A causa exata do pré-diabetes não está clara, mas alguns fatores de risco aumentam o risco de desenvolvê-lo. Eles incluem:
-
História familiar de diabetes do tipo 2
-
Estar acima do peso
-
Ter mais de 35 anos
-
Sofrer de pressão alta ou colesterol alto
-
Ter sofrido de diabetes gestacional
-
Tomar certos medicamentos
-
Não ser fisicamente ativo
-
Ser afro-americano
-
Ser ásio-americano
-
Ser hispânico
-
Ser indígena do Alasca
-
Ser índio norte-americano
-
Ser natural das ilhas do Pacífico
Diagnóstico de pré-diabetes
O pré-diabetes pode não causar nenhum sintoma. Ou você pode apresentar alguns dos sintomas de diabetes (confira abaixo). O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue. Você pode realizar um ou mais destes exames de sangue:
-
Exame de glicose em jejum. O sangue é coletado e examinado após um jejum (ficar sem comer) de pelo menos 8 horas. Um resultado normal seria de 99 miligramas por decilitro (mg/dL) ou inferior. O pré-diabetes ocorre de 100 a 125 mg/dL. O diabetes ocorre a 126 mg/dL ou superior.
-
Exame de tolerância à glicose. A sua glicemia é medida antes e 2 horas depois de você tomar um líquido muito açucarado. Um resultado normal seria de 139 mg/dL ou inferior. O pré-diabetes ocorre de 140 a 199 mg/dL. O diabetes ocorre a 200 mg/dL ou superior. Se esse exame for usado para rastreamento, certifique-se de ingerir pelo menos 150 gramas (5,25 onças) de carboidratos por dia por 3 dias antes do exame.
-
Hemoglobina A1C (HbA1C). O seu nível de HbA1C é considerado normal quando inferior a 5,7%. O pré-diabetes ocorre de 5,7% a 6,4%. O diabetes ocorre a 6,5% ou superior.
Tratamento do pré-diabetes
A melhor forma de tratar o pré-diabetes é perder pelo menos 5% a 7% do seu peso atual e realizar pelo menos 30 minutos de atividade física na maioria dos dias da semana. Se precisar ficar sentado por muito tempo, levante-se e realize sessões curtas de atividade leve a cada 30 minutos. Essas mudanças ajudam as células do corpo a usarem melhor o açúcar no sangue.
Perder nem que seja um pouco de peso pode ajudar. Converse com o seu médico para traçar um plano de dieta e atividade física. Lembre-se de que, juntas, pequenas mudanças fazem uma grande diferença. Outras mudanças no seu estilo de vida podem diminuir o seu risco de desenvolver diabetes. Tomar medicamentos como metformina pode ajudar. O seu médico pode conversar com você sobre isso.
Parar de fumar diminuirá o seu risco de diabetes. Não use cigarros eletrônicos nem vaporizadores. Além disso, limite o consumo de álcool.
Peça ao seu médico um encaminhamento para um programa de intervenção de estilo de vida. Esse programa pode ajudar a conquistar e manter uma perda de peso de 7%, aumentando a sua atividade física.
Cuidados de acompanhamento
Se não for tratada, o pré-diabetes pode virar diabetes. Esse é um problema de saúde grave. Tome medidas para impedir que isso aconteça. Siga o plano de tratamento que lhe for passado. Pode ser necessário examinar a sua glicemia novamente em cerca de 12 meses.
Sintomas de diabetes
Informe ao seu médico, se tiver algum destes sintomas:
-
Sentir-se sempre cansado
-
Sentir muita sede ou fome na maior parte do tempo
-
Ter necessidade de urinar com frequência
-
Perda de peso sem motivo
-
Sensação de formigamento ou dormência nos dedos das mãos ou pés
-
Cortes e hematomas que não melhoram
-
Visão turva